A triste leucemia felina - FELV

Oi gente!

Hoje vou fazer um post explicativo, já que algumas pessoas me perguntam o que conheço a respeito de FELV. 

A primeira coisa que todo dono de gato deve saber é que a partir de 8 semanas de vida ele deve ser vacinado contra rinotraqueite, calcivirose, panleucopenia e leucemia felina). Isso é essencial, minha gente, por favor!!! Não economizem em vacinas! Só a de raiva não é suficiente...

Ah, hoje existe um exame rápido na clinica mesmo, um kit para exame FIV/FELV que o resultado sai na hora, eu fiz este nos meus gatinhos. TODOS OS GATINHOS RESGATADOS DE RUA OU ABRIGO DEVEM PASSAR POR ESTE EXAME!

A FELV (leucemia felina) é uma doença grave, sem cura. Mas não sacrifique seu gatinho se tiver este diagnostico jamais!!! 

Muitos gatos só apresentam sintomas anos depois do diagnostico, mas precisam de tratamento assim que detecta a doença! Infelizmente não podem conviver com outros gatos, pois o contágio acontece com a saliva.

Os sintomas podem ser anemia, feridas na boca e na pele, gengivite, estomatite, febre...uma tristeza só! :((( 

A quimioterapia e a transfusão de sangue podem melhorar a qualidade de vida dos infectados...procure um veterinário sempre!!!

Como vimos, é mega importante não deixar a doença contagiar outros gatinhos...caso resgate algum, deixe os novatos separados num cômodo até fazer exames, vacinas, dar vermifugo, passar front line....

Vale a pena cuidar do seu gatinho! Ele te ama e espera muito amor de você também e mais ainda...ele depende de você...

E não esqueça de renovar as vacinas todo ano ok?!

2 comentários:

  1. FIV e FELV são as mesmas doenças ou há diferença ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não! A FIV é a AIDS felina, mas só há risco de contagio entre os gatos, não passa para humanos.

      Excluir